Lab Personal

Caçapava: (12) 3224-8910 | (12) 99160-6838
Taubaté: (12) 3624-1570 | (12) 99217-2191

sac@labpersonal.com.br

Código Exame Sinônimos
4/45/970 BACTERIOSCÓPICO Bacterioscopia

Material
- Qualquer material de região suspeita de infecção por microrganismos. - Secreção Conjuntival ; - Secreção Vaginal; - Escarro; - Esperma; - Fezes; - Liquor - LCR; - Nasofaringe; - Orofaringe; - Secreção de Ouvido; - Secreção Nasal; - Secreção Uretral; - Urina 1º Jato; - Urina Jato Médio; - Outros Materiais;

Interpretação
Avaliação da flora bacteriana. Exame útil no diagnóstico rápido de algumas infecções, antes que se dê o crescimento bacteriano na cultura. Indicações: Teste rápido para o diagnóstico de agentes infecciosos em vários materiais, cultura em caldo e colônias obtidas de meios sólidos. Apesar da vantagem da rapidez em relação á cultura, tem baixa sensibilidade e resultados negativos não excluem a presença de microrganismos que podem crescer posteriormente na cultura. Interpretação clínica: As bactérias são caracterizadas com base no tamanho, morfologia, agrupamento e comportamento em relação aos corantes. Sugestão de leitura complementar: Estrela C, Pécora JD. Características da Citologia Bacteriana. Programa Incentivo à Produção de Material Didático do SIAE - Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação da USP. Disponível em http://www.forp.usp.br/restauradora/calcio/citolog.htm, consulta em 26 de janeiro de 2015. Freitas, CBS. A Bacterioscopia na Rotina do Exame Ginecológico das Mulheres Assistidas pelo PSF Silvia Regina, Campo Grande, MS. 2003. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/premio2004/especializacao/MonografiaCristinaFreitas.pdf, consulta em 26 de janeiro de 2015.

Método Parâmetro Valor de Referência
Microscopia (Coloração de Gram). BACTERIOSCÓPICO

Resultado: 01 dia.
Realização: Segunda a sábado.

Instruções de Preparo
Coleta : Qualquer material de região suspeita de infecção por microrganismos.
Sempre especificar o tipo de material e o local da coleta.

Materiais :
- Secreção Conjuntival ;

- Secreção Vaginal - Coleta :
1 - A paciente não deve fazer a higiene genital antes da coleta do material.
2 - Pode ser colhida no período da tarde, desde que a paciente não tenha feito a higiene genital há pelo menos 2 horas.

- Escarro - Coleta :
Retirar frasco estéril, apropriado para coleta, em uma das unidades de atendimento do Laboratório. Colher a amostra em casa, antes do café da manhã, após realizar higiene oral (escovação com creme dental e enxágue rigoroso com água). Evitar saliva, pois a saliva não é um material adequado para diagnóstico. Levar a amostra ao laboratório em até 2 horas após a coleta, caso o material seja mantido em temperatura ambiente. Caso seja mantido sob refrigeração (2ºC a 8ºC), a amostra pode ser entregue em até 12 horas após a coleta.

- Esperma - Em frasco estéril coleta-se o material.

- Fezes - Em frasco estéril coleta-se o material.

- Liquor - LCR : Coleta: Procedimento realizado pelo médico.

- Nasofaringe : Coletar secreção de nasofaringe.

- Orofaringe : Coletar secreção de orofaringe.

- Secreção de Ouvido : Coletar secreção de ouvido. Não utilizar medicamento tópico nas últimas 24 horas.

- Secreção Nasal : O paciente não deve utilizar medicamentos tópicos nas 12h que antecedem o exame.
Caso o local, estiver muito ressecado, umedecer o swab estéril com solução salina (soro) e proceder à coleta.

- Secreção Uretral : Coletar secreção uretral.

- Urina 1º Jato : Uma Higiene prévia dever ser feita antes da coleta. Os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro. Colher o primeiro jato de urina em frasco estéril preferencialmente a primeira urina da manhã ou retenção de 2 horas.

- Urina Jato Médio : Coleta: Uma Higiene prévia dever ser feita antes da coleta. Os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro. Colher de preferência a primeira urina da manhã ou retenção de 2 horas. Desprezar o primeiro jato coletar o jato intermediário desprezar o jato final.

- Outros Materiais : Coleta: De acordo com o material.