Lab Personal

Caçapava: (12) 3224-8910 | (12) 99160-6838
Taubaté: (12) 3624-1570 | (12) 99217-2191

sac@labpersonal.com.br

Código Exame Sinônimos
1400 Sexagem Fetal Determinação do sexo fetal

Material
Sangue.

Interpretação
*** Interpretação: Exame ideal para descobrir o sexo do seu bebê após a 8ª semana de gestação.

*** Este teste se baseia na identificação de partes do cromossomo Y em células fetais na circulação materna pela técnica de PCR em tempo real. *** Não é indicado para o diagnóstico de gravidez. O resultado em mulheres não grávidas será feto feminino. Este exame não pode ser manuseado por pessoas do sexo masculino, pois pode alterar o resultado final da análise. Detecção do marcador DYS14 sugere feto do sexo masculino. Não detecção do marcador DYS14 sugere feto do sexo feminino.

*** Indicação: Para gestantes que desejam saber o sexo fetal precocemente Interpretação clínica: Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, sua presença indica um menino e sua ausência indica uma menina. Este teste não é recomendado em mulheres que foram transplantadas ou receberam transfusão sanguínea, pois já foi demonstrado que células do doador de sangue podem se implantar no receptor e com isso interferir no resultado (produzir um resultado falso masculino). Para gêmeos idênticos (chamados de univitelinos) o resultado é válido para ambos os bebês. Para gêmeos fraternos (presença de duas placentas) o encontro de DNA masculino significa que ao menos um dos gêmeos é menino. Se o resultado do teste for menina, indica que ambas as gêmeas são meninas. Em gestação gemelar pode acontecer a perda de apenas um dos fetos. Neste caso pode ocorrer resultado falso positivo se o feto viável for feminino e o feto que não sobreviveu for masculino. Isto porque a placenta do feto que não sobreviveu pode permanecer viável por um período prolongado e o DNA fetal detectado nesse teste provém da placenta. Em aproximadamente 5% dos casos pode haver resultado inconclusivo. Nestes casos, a conduta adequada é a solicitação de uma nova coleta 2-3 semanas depois, para uma certeza maior no resultado.

*** O Exame é 99,00% sensível a partir da 8ª semana de gestação. Antes disso o resultado pode ser inconclusivo ou falsamente negativo (feto feminino quando na verdade é masculino).

Método Parâmetro Valor de Referência
PCR em Tempo Real - Sistema TaqMan Sexagem Fetal

Resultado: 6 dias.
Realização: Segunda a Sábado.

Instruções de Preparo
Jejum não necessário.
Obrigatório a coleta após a 8ª semana de gestação.