Facebook Hemograma: Significado E Utilidades
Hemograma: Significado E Utilidades

Hemograma: Significado E Utilidades

O hemograma, desempenha um papel fundamental na identificação e acompanhamento de uma ampla gama de problemas de saúde, ao avaliar os elementos constituintes do sangue.

O que é hemograma?

O exame hematológico, é uma análise de sangue que fornece uma visão minuciosa e quantitativa dos principais elementos encontrados no sangue, como hemácias, plaquetas e leucócitos. Sua aplicabilidade na prática clínica abrange uma ampla variedade de finalidades, desempenhando um papel crucial no diagnóstico de um paciente.

O hemograma é um exame sanguíneo amplamente requisitado, com aplicações que abrangem desde exames de saúde de rotina até exames médicos mais específicos. Sua importância se destaca no diagnóstico de uma variedade de condições, tais como anemia, infecções bacterianas, inflamações e até mesmo certos tipos de câncer, como a leucemia.

É necessário jejum para realizar o exame?

Embora o hemograma não exija um período de jejum, é comum que ele seja solicitado juntamente com outros exames laboratoriais que necessitem de jejum, como a medição da glicose. Portanto, é aconselhável verificar quais exames serão realizados e, se houver alguma dúvida, é recomendável buscar orientações junto ao seu médico ou ao laboratório onde a coleta será realizada.

Ao aderir a essas recomendações, você está colaborando para que seus exames sejam bem-sucedidos e dando mais um passo no caminho para uma vida mais saudável.